Inscreva-se e fique por dentro de toda a programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto!

Obrigado pela inscrição

gif_noticias.gif
LOGO_PRETA.png

VEJA COMO FOI A

Transmissões anteriores

FIL - Feira Internacional do Livro

Cerimônia de abertura

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi aberta oficialmente no da 20 de agosto de 2021, com um cerimonial em grande estilo, transmitido do palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, com interpretação em Libras. Ao vivo, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto composta por Dulce Neves, presidente da entidade; Adriana Silva, vice-presidente e curadora da FIL; Edgar de Castro, vice-presidente e Viviane Mendonça, superintendente; mostraram com palavras, versos, poesias e música, e um pouco de como será o debate desta edição histórica sobre as “Velhas e Novas Utopias”.

Dia 1 | 21 de agosto de 2021

O primeiro final de semana da 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) – apresentou uma programação repleta de debates, reflexões e performances artísticas, voltadas para o tema central do evento: “Velhas e Novas Utopias”.  Perdeu? Não se preocupe, dê o play no vídeo ao lado e assista o primeiro dia.

Live completa

Dia 2 | 22 de agosto de 2021

Repleto de emoção, poesia, literatura e debates imperdíveis!.
Perdeu ou quer reassistir o segundo dia da 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro? Dê o play no vídeo ao lado e se delicie com a Homenagem de Fernando Anitelli, a Conferência de Mia Couto, a Conferência de Sebatian Gaggero e Cláudio Yusta e muito mais!

PARTE 1

Dia 3 | 23 de agosto de 2021

Recortamos e Combinamos palavras no terceiro dia da FIL. Emoções vieram a tona e emocioram com a poesia de Renan Inquérito em sua homenagem a Milton Santos e as palavras do poeta Sérgio Vaz. Uma live em perceria com o SESC para homenagear Sérgio Mambertti encerrou a noite em grande estilo.  Tudo bem, dê o play e confira ao lado.

PARTE 2

PARTE 1

Dia 4 | 24 de agosto de 2021

Há caminhos e formas possíveis para erradicar a fome no Brasil? O encontro, reúniu Danilo Santos de Miranda, Preto Zezé e Rodrigo Afonso. A programação do dia teve três sessões do projeto Combinando Palavras, focado no incentivo e estímulo ao desenvolvimento de habilidades artísticas com a escritora homenageada Semíramis Paterno e o escritor Milton Hatoum.

Foi um dia cheio de literatura, entrevistas e  questionamentos que nos fizeram refletir como individuos e sociedade. Perdeu? Dê o play e confira

PARTE 2

PARTE 1

Dia 5 | 25 de agosto de 2021

Nesse quinto dia de FIL, nós "combinamos palavras" com Daniel Munduruku, Jarid Arraes e a autora infantojuvenil homenageada da 20ª FIL, Semíramis Paterno. Também celebramos autores e entidades locais e prestigiamos atividades artísticas como contações de histórias, oficinas e corais. O tema da FIL, "Velhas e Novas Utopias", foi colocado em pauta em atividades com a participação de Ailton Krenak, Owerá (Kunumi MC) e nossa professora homenageada, Elaine Assolini. Edgar Morin, homenageado especial, também foi contemplado na programação. Perdeu? Fica tranquilo, é só dar play e conferir.

PARTE 2

PARTE 1

Dia 6 | 26 de agosto de 2021

O Combinando Palavras proporcionou o encontro entre alunos de escolas de Ribeirão Preto e região, com os autores Sérgio Vaz e Mel Duarte. Autores e entidades locais também conversaram com a entrevistadora Ana Luz. Contações de histórias e documentários também abrilhantaram a programação do dia. O Concurso Literário prestigiou autores nas categorias estudantil regional e adulto; Jessé Andarilho nos encantou com suas histórias e aprendemos mais sobre "escrevivência" com Roberta Estrela D'Alva e Conceição Evaristo, autora homenageada do evento. Confira! ​

PARTE 2

PARTE 1

Dia 7 | 27 de agosto de 2021

O Combinando Palavras foi encerrado nesta edição da FIL em momentos emocionantes com Cidinha da Silva e Semíramis Paterno. Outros momentos alegres, cheios de poesia e literatura aconteceram com nossos autores locais, contadoras de histórias, documentários, Helder Holiveira, ​Kleber Mendonça e Juliano Dornelles debatendo sobre o sucesso nacional, Bacurau, e o grande sociólogo italiano, Domenico De Masi. Dê o play para não perder nenhum momento!

PARTE 2

Dia 8 | 28 de agosto de 2021

Salões de Ideias, Contações de Histórias, Entrevistas, Mesa de Debate, o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, uma homenagem ao nosso autor local homenageado em forma de show, e uma Conferência com a autora Heloísa Seixas. Um dia imperdível, que você pode conferir dando o play aqui ao lado!

PARTE 1

Dia 9 | 29 de agosto de 2021

O encerramento da FIL foi marcado por uma Mesa de Debate sobre distopias na literatura; pela exibição do documentário Slam - Voz de Levante; por um Salão de Ideias com Marcelo Gleiser; o lançamento do livro Quando as flautas descem as montanhas, de Miriam Guedes; entrevista com autores locais, e fechando com chave de ouro, a apresentação Hélio Flanders & As folhas de Relva, uma parceria com o Sesc. Para não ficar com saudades do nosso evento, está tudo gravado para você conferir quantas vezes quiser, dê o play!

PARTE 2

LOGO_PRETA.png

+ de 100 horas de conteúdo, com os maiores nomes do universo literário.

Confira toda a programação do evento.