“A criança desenvolve o gosto pela leitura através do estímulo dos pais”, disse Adilson Terrivel

Quadrinista, Adilson Terrivel, participou de encontro online e ao vivo durante atividade do projeto 40tena Cultural



O quadro fixo da 40tena Cultural, “Dicas de Leiturinhas”, trouxe no dia 12/5 o tema HQs para crianças, com a participação do diretor de arte e quadrinista, Adilson Terrivel, que se declarou um apaixonado pelas histórias em quadrinhos.


O convidado do encontro disse que o perfil das histórias está mudando já há um tempo, uma vez que o principal acesso que existia era através das revistas nas bancas de jornais. “Agora os fãs de HQ estão indo para as livrarias. Com a pandemia, estamos caminhando para o virtual, pois não estamos mais conseguindo ir aos lugares e folhear os gibis”, alertou.


A primeira dica do quadrinista para o público infantil foi buscar por histórias da Disney que podem ser encontradas em qualquer banca de jornal ou sebos. “Tanto a Disney quanto o Maurício de Sousa apresentam características que possam parecer datado, pois estão sempre antenados ao que acontece no mundo e se atualizam constantemente”, disse.


Sobre a “Turma da Mônica”, criação de Maurício de Sousa, Adilson explicou que há uma grande distribuição das revistas, além de o roteiro sempre se manter atualizado com o que acontece no mundo. “O Maurício de Sousa, de uns tempos para cá, começou com iniciativas muito interessantes para a formação de um novo público”, contou. Uma dessas iniciativas mais interessantes, segundo Adilson, foi a criação da Turma da Mônica Jovem, em 2008, destinada para crianças mais velhas, de oito a 10 anos.


Outra iniciativa de destaque, apontada por Adilson, foi a criação do selo Graphic MSP, que consiste na releitura dos personagens do Maurício de Sousa por outros artistas de quadrinhos do cenário nacional. “O primeiro foi Turma da Mônica Laços, que até virou filme. É uma história tocante, tem muita aventura, muito clima dos filmes da década de 1980, são bem emocionantes”, destacou. Ele ainda citou outros dois títulos do selo: “Chico Bento: Arvorada” e “Jeremias: Pele”.


O quadrinista citou ainda Space Dumplins, de Craig Thompson, que conta as aventuras de uma menina que mora com os pais, no espaço. “É uma história para os pais lerem junto com a criança e também sozinhos. Afinal a criança desenvolve o gosto pela leitura pelo exemplo, seja através da leitura dos pais ou mesmo vendo-os lerem”, alertou o diretor.


Veja as dicas de leitura de Adilson Terrivel: - Calvin e Haroldo, de Bill Watterson - Bone, de Jeff Smith - Dr. Slump, de Akira Toriyama - A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick - Querida Liga da Justiça, de Michael Northrop e Gustavo Duarte - Marvel Action: Vingadores, de Jon Sommariva e Matthew K. Manning - Shazam e a Sociedade dos Monstros, de Jeff Smith - Coleção Histórica Marvel, Stan Lee, Jack Kirby, entre outros autores - Scott Pilgrim – Contra o Mundo, de Bryan Lee Malley e Érico Assis


Quem quiser conferir, na íntegra, este bate-papo, ele está disponível no início do texto 👆🏻 e também em nosso canal do Youtube.

botao_fixo.png