top of page

Autores locais ganham destaque na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Neste ano, o espaço ‘Autores da Casa’ conta com a presença de aproximadamente 200 escritores, expondo mais de 300 títulos diferentes

Chiara Belle (Foto: Sté Frateschi)

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece a cada edição um espaço exclusivo dedicado aos autores locais. Intitulado “Autores da Casa”, o espaço localizado no saguão do Centro Cultural Palace proporciona uma oportunidade única para escritores da cidade e da região exporem e venderem seus livros, promoverem lançamentos e interagirem diretamente com o público.


“O espaço é voltado a pessoas que estão começando a escrever e não têm coragem de publicar. Quando chegam lá e veem que há, por exemplo, um professor lançando livro, um amigo, uma tia e até uma criança, como tivemos no início da feira, eles passam a acreditar no sonho de se tornar escritor”, comenta Juliana Judice, integrante do Núcleo de Programação da Fundação do Livro e Leitura, responsável pela iniciativa.

Chiara Belle (Foto: Sté Frateschi)

A criança em questão é a autora mirim Chiara Belle, de apenas 11 anos, que no primeiro final de semana da Feira lançou no espaço “Autores da Casa” o seu primeiro livro, “As Guerreiras de Maho”, fruto de sua paixão pela leitura, sob qualquer sentimento.  “Quando estou triste, gosto de ler histórias engraçadas, que me deixam feliz, mas também gosto de histórias que me fazem sentir como o mundo pode ser diferente”, comenta. Para os aspirantes a escritores, a jovem autora aconselha: “Escreva o que te faz feliz e não se preocupe com o que os outros pensam. Se você se sentir bem com o que escreveu, siga o que o seu coração mandar”. O livro narra a história de Maya, Agatha, Emily e Iris, garotas comuns que atravessam um portal mágico e vão parar em Maho, um reino sem heróis. Elas sofrem eventos traumáticos e, com isso, seus poderes inesperadamente despertam.

Laísa de La Corte (Foto: Sté Frateschi)

Outra autora ribeirão-pretana Laísa de La Corte, que atualmente investe na carreira literária voltada para o público infantojuvenil, também participou do espaço e relançou o seu primeiro livro “Um presente mais que especial”, publicado pela Patuá Editora. O lançamento aconteceu no ano passado, durante a Flip, em Paraty. A história remete à própria vivência de Laísa com seu cachorro. “É a história da minha infância, do meu primeiro cachorro, o Bud e, quando entrei na faculdade de Pedagogia comecei a pensar: como que a Pedagogia podia entrar dentro da literatura, para ser um livro infantil com uma reflexão”, explica. Para ela, publicar o primeiro livro é muito gratificante. “Tive uma rede de apoio de amigos e familiares que foi muito importante para conseguir publicar. Quando ele foi selecionado pela editora fiquei muito feliz”, expressa. Para Laísa, o espaço “Autores da Casa” é uma oportunidade para novos autores. “Foi fantástico estar aqui e alcançar pessoas que não conseguiram ir para São Paulo no lançamento e poder participar, pela primeira vez, com o meu primeiro livro”, destaca.

André Luís Oliveira (Foto: Sté Frateschi)

O autor infantil André Luís Oliveira relembra sua estreia na FIL, em 2010, justamente no espaço dedicado aos escritores locais. “Naquele momento, sem editoras, encontrei na Feira do Livro uma vitrine essencial para divulgar o meu trabalho”, afirma. Hoje, com mais de 30 livros lançados por algumas das maiores editoras do país, André segue marcando presença no evento. “Eu fico feliz, é uma coisa que me alegra, até como educador, ver esse fomento, a formação de leitores, as atividades paralelas que são oferecidas para as crianças. A Feira em si me entusiasma muito como leitor e, como autor, a gente fica ainda mais engajado”, comenta.


Espaço de encontros


Neste ano, o espaço Autores da Casa conta com a participação de aproximadamente 200 escritores, expondo mais de 300 títulos diferentes. A interação proporcionada pelo projeto é um dos principais atrativos, segundo Juliana Judice. “O espaço traz uma intimidade com o público, diferente do contato com autores que estão em conferências e salões de ideias. É um encontro, um contato direto com quem passa por lá”, diz.


O espaço também facilita a participação na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, permitindo que qualquer autor com livro publicado possa expô-lo no local e, se desejar, programar o lançamento de sua obra. “É uma forma de participar da FIL sem precisar de grandes esforços. Basta ter o livro publicado e expô-lo no local. O ‘Autores da Casa’ também possibilita ao autor programar o seu lançamento no espaço”, explica Juliana.


Para aqueles que desejam participar do espaço "Autores da Casa" na próxima edição da FIL, em 2025, o contato pode ser feito entre fevereiro e junho do próximo ano, por meio do e-mail juliana@fundacaodolivroeleitura.com.br. O mesmo contato também pode ser utilizado para agendamento de lançamentos, palestras e bate-papos fora do período de realização da Feira.

botao_fixo.png
bottom of page