Bate-papo online lança livro sobre luta antimanicomial e feminismo

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou no dia 8 de dezembro o lançamento do livro “Luta antimanicomial e feminismos: formação e militância”, das autoras e organizadoras, Melissa de Oliveira Pereira, Rachel Gouveia Passos, Adelle Nascimento, Ludmila Cerqueira Correia e Olívia Maria de Almeida. O livro ilustra o que se chama de práxis feministas antimanicomial, abordando a reforma Psiquiátrica Brasileira e a emergência de pensar na saúde mental das categorias de gênero, raça e classe.

O bate-papo on-line contou ainda com a participação das professoras Melissa e Rachel e teve mediação da advogada, Franciele Balmant, que participou também da organização do projeto e do curso que foi realizado em Ribeirão Preto com o mesmo tema.

Segundo Franciele Balmant, o livro ajuda a entender as pessoas que adoecem mentalmente ou as que eram levadas aos manicômios. “Nossa proposta é entender o modelo psiquiátrico que parte de um sistema patriarcal, racista e eugenista nos fazendo compreender que é necessário reconstruirmos essa teoria e prática”, comenta.

O bate-papo na íntegra está disponível no canal da Fundação no Youtube.