top of page

Cine Fórum abre a temporada de atividades culturais de 2023



A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto inicia a programação cultural gratuita do ano de 2023 com a primeira edição do Cine Fórum de 2023 que aconteceu no dia 14 de janeiro, com a exibição e debate do filme de ficção científica “Blade Runner – O Caçador de Androides”, de 1982, do diretor Ridley Scott.



André e Marcos de Castro, os Gêmeos do Cinema

O longa é baseado no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, do autor Philip K. Dick, e se passa no Século 21 – com as projeções do século 20 – e retrata humanoides, conhecidos como replicantes, que foram criados para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, até o início de um motim. “Esse é o maior filme de ficção científica da história do cinema. Exibimos um filme sem cortes e com o final alternativo”, disse um dos Gêmeos do Cinema, Marcos de Castro, que é coordenador do grupo, junto com seu irmão, André de Castro.



“Blade Runner é um filme investigativo, um filme 95% de diálogo e 5% de ação. A proposta foi fazer um debate sobre vida após a morte, crenças religiosas, mas com uma beleza visual sublime”, destacou André de Castro. “Por ele ser uma grande riqueza visual e comunicativa, foi uma boa escolha para começar o ano de 2023 do Cine Fórum”, reforçou o irmão Marcos.