top of page

Cine Fórum exibe “As Bruxas de Salém”

  • pauta15
  • 24 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Também no sábado (11/11), a Fundação do Livro e Leitura realizou mais uma edição do Cine Fórum, encontro comandado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. O filme exibido neste mês foi “As Bruxas de Salém”, de 1996, dirigido por Nicholas Hytner e inspirado em uma peça teatral, escrita em 1953 por Arthur Miller.


O longa se passa entre fevereiro de 1693 e maio de 1694, na cidade costeira de Salém, no condado de Essex em Massachusetts nos EUA. Lá ocorreu um dos capítulos mais tenebrosos da história da justiça norte-americana: mais de 200 pessoas foram acusadas de praticar bruxaria na cidade, mas apenas 30 foram consideradas culpadas. Dessas, 20 moradores foram executados, sendo 19 por enforcamento (14 mulheres e cinco homens) e uma mulher idosa por esmagamento com pedras. Um outro homem, Giles Corey, foi pressionado até a morte por recursar-se a confessar por usar as artes da bruxaria e outras cinco pessoas morreram na prisão.


É a partir dessa história que o filme “As Bruxas de Salém” e a peça teatral, de 1953, foram inspirados. “É um filme que retrata o que acontece com uma histeria coletiva vinda de acusações falsas. O filme, que mostra como o abuso de poder pode ser maléfico para as pessoas, é uma boa forma de encerrar vários assuntos fortes que o Cine Fórum trouxe neste ano”, explicou Marcos de Castro, um dos idealizadores do Cine Fórum.



Para André de Castro, o encontro debateu a importância da informação, já que a obra original expõe como as pessoas, na época do julgamento, não tinham informação e apenas julgavam com base na fé. “Falamos sobre o cuidado das acusações falsas, pois elas podem causar muita dor, além da obsessão religiosa, amor e perdão. Todos tópicos polêmicos que renderam uma boa conversa após a exibição do filme”, concluiu.

 
 
 
botao_fixo.png
logo.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Rua Professor Mariano Siqueira, 81

Jardim América - Ribeirão Preto SP

Fale conosco

Telefone: (16) 3900-0284 | 3911-1050

WhatsApp: (16) 98201-2389

contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 18h

*Consulte nossos horários especiais de funcionamento durante a Feira Internacional do Livro e demais eventos.

Receba nossa News e fique por dentro de todos nossos eventos e notícias

Obrigado pelo envio!

bottom of page