O primeiro encontro do Cine Fórum de 2024 aconteceu no dia 13 de janeiro com uma mensagem de amor e gratidão com a exibição do filme “Nick & Gino (Dominick & Eugene)”, de 1988, considerado uma obra-prima perdida no tempo.
O encontro é coordenado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, apresentou a história de Nick e Gino, gêmeos que vivem sozinhos em meio a desafiadora rotina que envolve um irmão estudante de Medicina e outro com deficiência intelectual. “O filme trouxe o que é uma relação de amor entre a família, mesmo sendo tão difícil, complicada e árdua a batalha cotidiana, provando que, a cada dia e a cada segundo, cada ato conta para mostrar o quanto se ama o outro”, comentou o cineasta Marcos de Castro.
Além do mote da história, Marcos de Castro destacou a qualidade do elenco. “Nick & Gino é uma obra prima. Cada cena parece um curta metragem diferente, sendo o mesmo filme, com total coerência. É um espetáculo de roteiro e de cinema. A produção é centrada em três grandes atores, com coadjuvantes de peso. Além do extraordinário Tom Hulce, ator de teatro e de raríssimas aparições na tela grande, tem a sempre brilhante Jamie Lee Curtis, que é a personagem vista como intrusa por Nick na relação com o irmão, quando ela começa a namorar Gino”, explica. O ator Ray Liotta completa o trio central da trama.
O Marcos de Castro lembrou ainda que, para este ano de 2024, o foco da programação do Cine Fórum será o resgate de filmes bons que caíram no ostracismo. “Vamos desenterrar obras cults, independentes ou alternativas que se perderam na época do VHS e DVD e não se encontra em nenhuma plataforma de streaming ou no YouTube”, avisou.
Comments