top of page

Claudia Alexandre foi a convidada do Clube Literário Resenha Preta do mês de abril

Encontro discutiu o tema Carnaval e Religiosidade, baseado no livro da escritora “Orixás no terreiro sagrado do samba”



A sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebeu no dia 15 de abril, mais um encontro do Clube Literário Resenha Preta. Neste mês, o tema central do bate-papo foi “Carnaval e Religiosidade”, baseado no livro “Orixás no terreiro sagrado do samba”, da escritora Claudia Alexandre, que esteve presente no evento. A atividade contou com a mediação da Sheila Brandão e da Iuliana Rodrigues.


No livro, a jornalista Claudia Alexandre, apresenta o resultado de sua pesquisa sobre duas manifestações culturais que dialogam entre si e que ajudaram a formar o que hoje entendemos como nossa identidade nacional: o samba e as religiões de matrizes afro-brasileiras. A obra – fruto da dissertação de mestrado em Ciência das Religiões da autora – comprova como as histórias dessas duas expressões culturais – Carnaval e Religiosidade - estão ligadas.


O Clube Literário Resenha Preta é realizado mensalmente na sede da Fundação do Livro e Leitura e traz em sua roda de discussão temas específicos a partir de obras de autores pretos, sempre presentes nos encontros, enriquecendo assim o debate e criando uma interação com o público. As questões raciais e a literatura contemporânea afro-brasileira serão os principais caminhos percorridos nos encontros.


Todas as obras discutidas nos encontros farão parte do acervo da Biblioteca das Artes - Lucilia Junqueira de Almeida Prado, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O Clube Literário Resenha Preta é uma das ações do projeto Biblioteca das Artes, contemplado pelo edital 27/2022 do Programa de Ação Cultural ProAC Editais da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

botao_fixo.png
bottom of page