Concerto sinfônico homenageia Semana de Arte Moderna de 1922

A USP Filarmônica e a Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) iniciaram a temporada de 2022 com um concerto conjunto comemorativo ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, em homenagem a Villa-Lobos. A apresentação, gratuita, aconteceu no dia 22 de janeiro, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

O concerto apresentou as Bachianas nº 5 (com soprano e orquestra de violoncelos), de estilo neoclássico, reverenciando a Johann Sebastian Bach, composta nos anos 30. Em seguida, os Choros nº 7, uma das composições mais experimentais do período em que Villa-Lobos esteve em Paris. Encerrando a atividade, o Concerto para Violão e Pequena Orquesta, dos anos 50, com três movimentos, que é um dos mais conhecidos e executados no mundo no gênero, também do período neoclássico do compositor carioca.

Participaram da apresentação os convidados, a soprano Raquel Paulin, o violonista Gustavo Silveira Costa, além de professores parceiros da USP Filarmônica e da Alma.

O evento foi apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, USP Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.