No dia 7 de outubro, o Clube Literário Resenha Preta debateu o tema “Feminismos Negros e o pensamento de Lélia González”, com a participação da jornalista, escritora e consultora de comunicação antirracista, Monique dos Anjos. Neste encontro, a mediação foi feita por Neide Fantini e Maitê Gomes.
Pioneira em tudo o que realizou, a mineira Lélia González – autora abordada nessa edição do Resenha Preta - tornou-se referência em estudos de gênero, raça e classe no Brasil, na América Latina e no mundo. Filósofa, antropóloga, escritora e ativista, Lélia ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU) e é considerada uma das principais autoras do feminismo negro no país.
Monique dos Anjos é pesquisadora de gênero, raça e classe, com recorte para mulheres negras e comunicação. Em paralelo, a jornalista atua também como consultora antirracista em empresas e instituições de ensino alinhadas aos preceitos de ESG e equidade racial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O próximo encontro do Clube Literário acontece no dia 11 de novembro, com a prensença de Akins Kinte, às 10h. A atividade é aberta e gratuita ao público.
Comments