Fundação lança Web programa “Conexões Literárias"

Em formato 100% digital, programa debate mensalmente temas importantes na literatura e vai ao ar na plataforma da Fundação, bem como em todas as redes sociais. A apresentação é da produtora cultural Ana Luz



A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou recentemente mais um projeto cultural com o objetivo de propiciar entretenimento e informação sobre o universo da literatura. O programa “Conexões Literárias” é apresentado pela produtora cultural Ana Luz e disponibilizado mensalmente pela plataforma e redes sociais da instituição. A segunda edição do programa foi exibida na sexta-feira (29/01) e discutiu o tema “Mercado Editorial”, que trouxe depoimentos de Victor Rodrigues (poeta, educador e produtor cultural) e Ni Brisant (poeta e editor da Selin Trovoar).


Os convidados do programa deste mês debateram financiamento coletivo, mercado editorial independente, grandes e pequenas editoras, além da crise do novo Coronavírus que resultou na migração de boa parte dos livros impressos para o digital. “O programa sempre irá trazer para o debate assuntos e notícias do mundo literário e cultural, além do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Os temas sempre serão vinculados à nossa grade da programação mensal de atividades”, alerta a apresentadora Ana Luz, que também é produtora cultural.


A curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, explica que o projeto Conexões Literárias tem a função de fazer ligações entre as pessoas e os assuntos. “A linguagem digital, já há um ano, tem sido nossa estratégia para seguirmos em frente, formando nosso público e difundindo a literatura. Ainda que voltemos a nos encontrar - e voltaremos – vamos precisar fazer conexões literárias”, explica. Segundo ela, com o tempo e ganhando cada vez mais ritmo, o programa irá diminuir os intervalos de cada edição e tem a proposta de se tornar uma referência em jornalismo digital sobre literatura.


Primeira edição


Em dezembro foi ao ar o primeiro programa do “Conexões Literárias” com o tema: “FIL e as Feiras Literárias em 2020”. Esta edição do programa contou com a participação da curadora da FIL - Feira Internacional do Livro, Adriana Silva, da presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, e da superintendente da Fundação, Viviane Mendonça.


O programas completos estão também disponíveis no canal do Youtube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

botao_fixo.png