Literatura nas escolas foi tema do encontro com a escritora Débora Silva

A convidada da 40tena Cultural do dia 3 de dezembro foi Débora Silva - escritora, poetisa e idealizadora do coletivo “Sarau das Pretas”, que debateu o impacto da literatura nas escolas. A mediação do encontro foi com Leser, educador social, compositor, grafiteiro, produtor musical e cultural.

No bate-papo, a escritora destacou o impacto da propagação dos livros no ambiente escolar e o quanto os alunos tornam-se protagonistas da própria história após a introdução da leitura. “Um ponto que reflito com os estudantes é que a nossa vida é um grande livro e, a cada dia que vivemos, escrevemos um capítulo dessa história”, refletiu.

Para a autora, transformar-se em um leitor é um processo e, esse percurso, em alguns casos, pode ser traumático. “Todas as pessoas gostam de ler e, às vezes, apenas elas não encontram o gênero que irá tocá-las”, disse. E fez um comparativo da leitura com o trabalho de uma academia esportiva. “O educador físico nunca deve iniciar o aluno com um peso de 100kg para se exercitar. Também não podemos indicar um Guimarães Rosa para um aluno que nunca leu. Isso vai assustá-lo. Para começar, devemos propor uma leitura mais coloquial, mais próxima e aí esse aluno vai criando uma demanda para leituras mais complexas”, alertou.

O bate-papo na íntegra está disponível no canal da Fundação no Youtube.

Rua Professor Mariano Siqueira, 81

Jardim América - Ribeirão Preto SP

WhatsApp: (16) 98201-2389

contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 18h

*Em função da pandemia do novo Coronavírus, a Fundação está atendendo via WhathsApp e plataforma Zoom para reuniões, com toda equipe atuando em sistema home-office.

*Consulte nossos horários especiais de funcionamento durante a Feira Internacional do Livro e demais eventos.

Receba nossa News e fique por dentro de todos nossos eventos e notícias

• Preto Ícone LinkedIn