Escritor e roteirista conversou com cerca de 900 alunos durante o projeto Combinando Palavras nesta sexta-feira (9/8), durante a programação da 23ª FIL, na sala principal do Theatro Pedro II
Cerca de 900 alunos de 12 escolas estaduais das cidades de Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo, Batatais, São Simão e Cássia dos Coqueiros lotaram o Theatro Pedro II, nesta sexta-feira (9/8), para conhecerem, de perto, o autor e roteirista Antonio Prata. A atividade encerrou com chave de ouro o último dia do Combinando Palavras - projeto que une escritores e estudantes na programação da 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).
Antonio Prata, nasceu em São Paulo em 1977, é autor de 15 livros e roteirista na Rede Globo. Para ele, foi emocionante estar em um evento literário, com cerca de 900 adolescentes reunidos, falando sobre sua obra. “Isso é uma coisa rara de acontecer, com esse volume de carinho. Esses eventos deixam a gente com tanta esperança no futuro, pois são adolescentes engajados com literatura, com teatro, pintura e com as artes em si, além de meninas com um discurso super feminista”, disse o cronista do jornal Folha de S. Paulo.
No palco
Durante o evento, os alunos apresentaram releituras das obras de Antonio Prata. Maria Julia Valente, de 15 anos, estudante da E.E. Alberto Santos Dumont, foi uma delas. Ela fez uma caricatura do autor. “Pesquisei sobre ele para fazer o desenho. O que mais me deixou nervosa foi nunca ter desenhado para outras pessoas, sempre para mim”, lembrando do momento em que a professora a incentivou a participar do projeto. “Fiquei mais nervosa ainda. Mas, deu certo. E agora eu não quero saber quem me critica, o que importa é que o Antonio Prata gostou do meu quadro”, brincou.
A aluna do E.E. Alberto Santos Dumont Vitória Caroline Manuel, de 15 anos, também subiu ao palco e apresentou a música “Hackearam-me”, de Marília Mendonça e Tierry. “Gosto muito dessa música e achei que era uma música legal para cantar para ele. Quando o pessoal começou a cantar e a colocar a luz no celular, eu queria chorar no meio da música, mas mantive o foco. Foi emocionante”.
A professora de Língua Portuguesa, Seleira Silveira Lopes, veterana no projeto Combinando Palavras, acredita no impacto positivo da iniciativa em sala de aula, pois integra a Literatura ao desenvolvimento de habilidades artísticas dos alunos. “Hoje foi muito emocionante. Quando todos aplaudiram a Vitória, chorei de alegria. Foi maravilhoso vê-la feliz. O mesmo aconteceu com Maria Julia, uma estudante tímida que, por meio do Combinando Palavras, teve seu trabalho reconhecido. A experiência no teatro será inesquecível para eles. Esse projeto é realmente transformador”, afirmou.
Neste ano, o Combinando Palavras realiza 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores estão agendados para o Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão.
Preparação
Os encontros entre escritores e estudantes durante a FIL são a última etapa do processo de realização do Combinando Palavras, que começou no primeiro semestre com as atividades de formação junto aos professores das escolas participantes do projeto. Durante três meses, os educadores conheceram mais de perto a proposta e a metodologia da ação e tiveram acesso ao site Livro Vivo, plataforma que funciona como um canal extracurricular pedagógico, disponibilizando informações sobre os autores, vídeos, frases e fragmentos das obras escolhidas e outras ferramentas para o desenvolvimento do processo em sala de aula.
O objetivo da formação é capacitar os docentes como guias dos alunos na jornada literária proposta pelo Combinando Palavras. O projeto tem o apoio da Diretoria Regional de Ensino - Região de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto, Luiz Antônio e São Simão, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Adevirp, Marista Escola Social Irmão Rui, Etec José Martimiano da Silva, Rede Escolar Sesi-SP e Colégio Cervantes, Sumarezinho.
Até o próximo domingo (11), a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto continua oferecendo extensa programação gratuita para públicos de todas as idades. A agenda integral está disponível no endereço eletrônico www.fundacaodolivroeleiturarp.com.
Kommentare