“Persuasão” foi tema do Clube do Livro em janeiro

O Clube do Livro iniciou o ano com um debate sobre o livro “Persuasão”, obra póstuma da escritora britânica Jane Austen. O encontro aconteceu no dia 27 de janeiro, de forma on-line e reunindo participantes do Brasil todo.

Publicado em 1818, o romance foi o último livro completo escrito por Austen e a história estabelece relação com “Northanger Abbey”, outro título da autora. A protagonista de “Persuasão” é Anne Elliot, uma mulher não tão jovem que carrega um amor de anos pelo inteligente e ambicioso Frederick Wentworth, mas é impedida pela família de se casar com ele por ser um homem pobre. No desenrolar da história há o reencontro de Anne e Frederick e vários desdobramentos que costuram a narrativa singular de Jane Austen.

A escrita do romance aconteceu durante a enfermidade que levou a autora à morte. Porém, mesmo diante da doença, o texto é bastante original e visto como marcador de um tempo de mudanças nas raízes sociais na Inglaterra e um presente para todas as mulheres que tinham perdido suas chances na vida e nunca desistiram de uma segunda primavera.