top of page

“Saiba escolher um bom livro para você ler”, disse Eduardo Spohr

Como parte das atividades da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro, alunos de cinco escolas do SESI tiveram um encontro com o autor Eduardo Spohr no Teatro Sesi em Ribeirão Preto



Combinando Palavras, com Eduardo Spohr (Foto: Thainá Rossati)

Cerca de 300 alunos de cinco escolas do Sesi de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jardinópolis viveram uma manhã diferente no dia 24 de agosto, no teatro do Sesi, em Ribeirão Preto. Pela primeira vez, os alunos – após estudarem a obra do autor Eduardo Spohr – tiveram um contato pra lá de especial com o escritor, um dos participantes do Combinando Palavras, programa de estímulo a leitura que faz parte das atividades da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.



Combinando Palavras, com Eduardo Spohr (Foto: Thainá Rossati)

Eduardo Spohr é escritor, jornalista, blogueiro e participante do NerdCast, - podcast do site Jovem Nerd. É também autor do romance “A Batalha do Apocalipse” e da saga “Filhos do Éden”. Atualmente ajuda a gerenciar o selo editorial NerdBooks, voltado à literatura fantástica. É, ainda, professor da faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, onde ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”.


Durante a atividade, os alunos subiram no palco representando cada escola e entregaram para Eduardo Spohr jogos, games, poesias e pinturas, além de muitas perguntas sobre sua vida e obra – tudo estudado em sala de aula durante três meses do primeiro semestre. “Os estudantes tiveram a possibilidade de ter contato com o escritor ao vivo. Foi a oportunidade de perceber que é possível no Brasil seguir uma carreira como escritor”, declarou o professor do Sesi Planalto Verde Michel, Luís da Cruz Ramos Leandro.



Combinando Palavras, com Eduardo Spohr (Foto: Thainá Rossati)

A literatura fantástica de Eduardo Spohr fala sobre arquétipos e eles são parte da personalidade de cada leitor. “E neste ponto a literatura fantástica, às vezes, é mais real do que a própria realidade, porque a gente consegue entender a nós mesmos. Já fomos heróis em alguma situação: vilões, mentores ou aprendizes em outra”, disse o escritor. E ainda deixou um recado aos estudantes: “vocês que leem vão ter uma visão diferenciada do mundo - vão exercitar a capacidade crítica, reflexiva e imaginária e se tornarão um ser humano mais aberto e com clareza de ideias”. Para o escritor, os momentos passados ali, ao lado dos alunos, foram inspiradores. “O trabalho do escritor é muito solitário e, enquanto você está escrevendo, não imagina que as pessoas vão ler. Encontrando tantas pessoas aqui eu vejo realmente que as pessoas estão lendo. Isso é muito emocionante”, disse Eduardo Spohr.



Combinando Palavras, com Eduardo Spohr (Foto: Thainá Rossati)

A aluna do Sesi de Sertãozinho, Ana Clara Ventura Silva, de 16 anos, é fã de Eduardo Spohr. Para ela, os livros são envolventes e proporcionam uma nova vida e um novo olhar. “Estar aqui perto do autor hoje foi uma experiência incrível, você sente ali presente e isto vai ficar marcado”. Já Manuela Nunes, de 14 anos, aluna do Sesi Planalto Verde, declarou que nunca tinha conhecido nenhum autor tão de perto. “Ele é muito simpático. Foi uma experiência maravilhosa”.


O diretor regional do Sesi, Eduardo Alves Filho, destacou que a parceria com a Fundação do Livro e Leitura através do projeto Combinando Palavras tem se mostrado a cada ano mais forte. “Neste momento de pós pandemia é fundamental que se desenvolva um crescente número de leitores no País”, declarou.


O projeto


Em sua 5ª edição, o projeto educativo faz parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, os autores selecionados para o Combinando Palavras foram Cristiane Sobral, Ryane Leão, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Férrez, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Luiz Puntel e Eduardo Spohr. Uma das novidades do projeto foi a participação de alunos da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. Desde 2017, em suas quatro edições, o projeto atendeu mais de 30 mil alunos, cerca de 300 professores de 220 escolas de 14 cidades da região de Ribeirão Preto e contou com 29 escritores, que foram lidos e estudados pelos participantes.


Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto aconteceu de 20 a 28 de agosto de 2022 e trouxe como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”. A proposição embasou todas as atividades e debates do evento. A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Realização: Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: GasBrasiliano e Savegnago. Patrocínio Prata: Passalacqua, Premier Pet, Pedra Agroindustrial, Ribeirãoshopping e Riberfoods, Usina Vertente,Tereos e Vittia. Patrocínio Bronze: Supermercados Gricki, MazaTarraf, Tracan, Santa Helena. Patrocínio: Madeiranit, Usina São Martinho, Tarraf. Instituição Cultural: SESC. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, AbaCare, Associação de Surdos, CAEERP, FADA, Fundação Panda, Ribdown, SOMAR. Apoio: ACIRP, Base Química , Cenourão, Combustran, DTEK, Durati Distribuidora, Lopes Material Rodante,Molyplast, Mialich supermercados, Santa Emília, Transmogiana,Tonin, Vantage – Geo Agro, ViaBrasil, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura. Apoio Cultural: Convention Bureau, Colégio Marista, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Educandário, SESI, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, NW3, Grupo Utam, Monreale Hotéis, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e Instituto Unimed.

botao_fixo.png
bottom of page