Thayame Porto conta “Da Renovação da Vida”

A história, inspirada na obra de Cidinha da Silva, fala sobre a transmissão do conhecimento



A programação da 40tena Cultural também trouxe, no sábado (17/7), a contação de histórias “Da Renovação da Vida”, inspirada na obra de Cidinha da Silva, autora participante do projeto Combinando Palavras durante a 20ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontece em agosto deste ano.


A história foi contada por Thayame Porto, artista da palavra, autora das obras “Carrego Comigo” e “Maria Chá e João Café” e que fundou uma biblioteca na sua kombi e viajou o Brasil e Uruguai dirigindo e lendo com crianças. Thayame é mestre em Educação pela Federal de São Paulo e faz das ruas o seu território Educativo.

A história “Da Renovação da Vida” mostra lugares afetivos dos saberes e da educação. É um livro que fala sobre a transmissão do conhecimento a partir da oralidade, o quanto esses territórios estão além da sala de aula, podendo ser até embaixo de uma roseira. E que um caderno também pode ser um pedaço de madeira ou pedaço de planta”, disse. Thayame explicou que essa história vem para conversar sobre o quanto a tecnologia está inserida no contexto de aprendizagem. “Estamos expandindo a nossa capacidade auditiva, sentindo o crescimento dos veículos audiovisuais”.

A história completa pode ser conferida no link acima ou no canal da Fundação no YouTube.

botao_fixo.png