DOCUMENTÁRIOS

Ler o mundo é essencial

O documentário foi desenvolvido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com base no slogan da entidade - criado com a intenção de estimular a leitura. Desde setembro de 2015, a Fundação vem apresentando argumentos literários em defesa da assertiva de que "ler o mundo é essencial." Com palestras e esquetes teatrais, o tema se propaga para suscitar o debate sobre valor da literatura enquanto elemento fundamental na formação do cidadão crítico. O documentário reforça as iniciativas da Fundação do Livro e Leitura.

Nesse Caminho - homenagem à professora Maris Ester de Souza

Ao homenagear pela primeira vez uma professora, na 17ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, a Fundação reitera a contribuição fundamental do educador na missão de popularizar o livro na vida dos jovens. Maris Ester Souza protagoniza uma história em que a educação é a vencedora. Essa é a abordagem deste documentário, produzido pela Fundação. Além de professora, Maris Ester Souza é escritora, autora do livro "Nua para o Criador - vestida para a humanidade" e atual presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto. É também membro das entidades: Alarp (Associação de Letras e Artes de Ribeirão Preto), UEI (União dos Escritores Independentes de RP, OVJRP (Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto), ALB (Associação de Leitura do Brasil- Sede Araraquara).