A PALAVRA É: DEMOCRACIA

‘Democracia não é apenas um regime político’

Para o professor, filósofo e ex-ministro Renato Janine Ribeiro, a democracia é um valor ético essencial para eliminar fatores que possam impedir as pessoas de se realizarem

Na terceira noite do evento “20 Horas de Literatura”, coube ao professor da USP, filósofo e ex-ministro da Educação (2015), Renato Janine Ribeiro, conceituar a palavra Democracia, em um diálogo online com a secretária da Cultura de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti.

Em sua fala, Janine lembrou do início da democracia em Atenas, quando ela era exercida de forma direta. Sem representantes, o povo ateniense se reunia em praça pública para, em assembleias, decidir questões pertinentes a todos. “Eram pelo menos 40 destes encontros por ano. Hoje, no Brasil, votamos a cada dois anos e muita gente ainda reclama”, comparou.

Depois do período inicial do sistema democrático, ainda antes de Cristo, pode-se dizer que a fase moderna da democracia tenha surgido timidamente nos séculos 17 e 18, especialmente na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos. “Demorou para emplacar. Quando da Primeira Grande Guerra, em 1914, com exceção dos franceses, dos britânicos e dos norte-americanos, todas as outras potências não eram democráticas. Tempos depois, com o fim da Segunda Guerra e a vitória do bem sobre o mal, o termo ganha valor e passa a ser visto de forma positiva, até por quem de democrata não tinha nada”, analisa Janine, ao lembrar que, no Brasil, Getúlio Vargas, apesar de comandar um regime autoritário, se referia ao seu governo como uma “democracia relativa” e países de regime comunista se auto intitulavam uma “democracia popular”.

Para o professor, hoje, ainda com uma curta história de 35 anos no Brasil, desde a sua retomada, a democracia sofre ameaças, assim como acontece nos Estados Unidos da era Donald Trump, e em países como a Polônia e a Hungria. “São países comandados por governos contrários aos valores sociais, às liberdades e ao respeito, que fazem uso intenso da demagogia com a promessa de melhorar a vida dos mais pobres, como no Brasil que formam a maior parte da população”, analisou.

Muito mais que um regime político, em que o eleitor, por meio do voto, pode escolher entre uma sociedade mais competitiva ou outra mais cooperativa e solidária, a democracia, segundo Janine, é um valor essencialmente ético. “Nós não somos iguais, somos diferentes, mas todos são iguais perante a lei, perante seus direitos. Temos a liberdade de escolher a nossa religião, de seguir a nossa orientação sexual. Tendo igualdade de direitos, podemos exercer as nossas diferenças. Neste sentido, a democracia é essencial para eliminar fatores que impeçam a realização das pessoas. Quando, em um período denominado democrático, as pessoas não estão se realizando, então quer dizer que a democracia está falhando e está ameaçada”, completou.

A ação “20 Horas de Literatura” terminou na sexta-feira (18/9). O evento teve realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o Sesc SP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. As palestras 100% online de 20 autores convidados para falar sobre 20 palavras relevantes para o Brasil e o mundo nas últimas duas décadas tiveram transmissão ao vivo pela plataforma de conteúdo da Fundação (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e por suas redes sociais, como Facebook e YouTube. Toda a agenda conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras.

O evento comemorou os 20 anos da FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto). Os interessados ainda em assistir aos conteúdos podem acessar pelos canais da Fundação. O acesso é livre e gratuito.