top of page

Autores locais são destaque na 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

  • pauta15
  • 21 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

No Salão de Ideias do último dia da FIL, o jornalista e escritor João Augusto falou sobre “A beleza e a vida por trás das palavras”



ree
Autores locais na FIL (Foto: Thainá Rossati)

A participação dos autores locais em todas as edições da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto sempre foi constante e primordial. “São figuras essenciais na FIL”, disse a curadora Adriana Silva. No domingo, 28/8, o jornalista e poeta João Augusto, autor local homenageado nesta 21ª edição da FIL, conversou com o público, em Salão de Ideias no período da tarde, sobre a força e a importância das palavras. “Não há nada que tenha sido criado pelo ser humano que não passa pela palavra”, disse o escritor, contando que companhia é sua palavra preferida.

ree
João Augusto

João Augusto também abordou questões como as diversas crenças que condicionam o entendimento da vida e a força da palavra como influência, interferência, ampliação e limite. “Junto com a poesia, a palavra nos faz pensar e sentir diferente. Com quais palavras costumamos conviver e passar o dia? Quais palavras oferecemos às pessoas que cruzam nosso caminho ao longo do dia?”, questionou, incentivando reflexões.


Com cinco livros publicados, todos de poesia, João Augusto começou a escrever pela inadaptação ao que se chama de realidade. Sua escrita inicial não era com tinta e papel, mas com brinquedos que ele inventava na infância, para enganar a repetição dos dias. Além de jornalista e poeta, João Augusto cursa faculdade de Ciência Política.


Mais talentos locais


O Salão Mármore do Centro Cultural Palace, tradicional espaço dos autores locais para a venda e exposição dos livros e também ponto de encontro dos escritores da região durante a FIL, atraiu nesta 21ª edição 170 escritores. Durante os 9 dias de feira, foram 18 lançamentos e 40 sessões de autógrafos.

ree
Autores locais na FIL (Foto: Thainá Rossati)

Para o escritor Mauricio Affonso, psicanalista e escritor, através da FIL foi possível o lançamento de seu primeiro livro: “O Prefeito Perfeito”, resultado de sua trajetória profissional - ficção de um grupo de pessoas idealistas que combatem a corrupção em uma cidade, criando um novo candidato, com um ideal diferente. “Aqui é o espaço que precisamos. Como começaram os autores consagrados? Certamente, foi com o apoio de eventos como este. A Feira do Livro está fazendo um papel fantástico. Se não fosse este espaço seria muito difícil para que pudéssemos divulgar nosso trabalho”.



ree
Autores locais na FIL (Foto: Thainá Rossati)

O publicitário e escritor Luís Claudio de Souza Pereira trouxe também para o espaço seu primeiro livro: “América Latina 2051”. O livro conta a história de Aisha, uma afrodescendente, professora universitária de História latino-americana e de Kauê, um indígena da Amazônia, expert em inteligência de dados. Para o autor, estar no espaço e poder vender seus primeiros livros foi muito gratificante. “Estamos em um espaço privilegiado que promoveu e deu mais visibilidade aos escritores independentes. Este é o meu primeiro ano de forma presencial e estou muito satisfeito com a vendas”, declarou.


ree
Autores locais na FIL (Foto: Thainá Rossati)

Maris Ester de Souza, presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, disse que esta edição da FIL foi uma efervescência cultural. “Estamos muito felizes e com um maior número de escritores do que em edições passadas”.


“Quando vi a placa anunciando a FIL, na entrada da Praça XV de Novembro, chorei de emoção. Todo mundo estava com saudade da Feira do Livro presencial. Foi tudo maravilhoso desde a participação dos autores, do público até a quantidade de contações de história para as crianças”, lembrou Helena Agostinho, Presidente da UEI - União dos Escritores Independentes Presidente.


“A Feira do Livro este ano foi maravilhosa, ultrapassando todas as nossas expectativas. Aumentamos a rota de participação dos autores, atingindo agora 34 cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto”, alertou o médico e escritor Nelson Jacintho, que é coordenador do estande dos autores locais durante a FIL.


Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto


A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto aconteceu de 20 a 28 de agosto de 2022 e trouxe como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”. A proposição embasou todas as atividades e debates do evento. A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Realização: Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: GasBrasiliano e Savegnago. Patrocínio Prata: Passalacqua, Premier Pet, Pedra Agroindustrial, Ribeirãoshopping e Riberfoods, Usina Vertente,Tereos e Vittia. Patrocínio Bronze: Supermercados Gricki, MazaTarraf, Tracan, Santa Helena. Patrocínio: Madeiranit, Usina São Martinho, Tarraf. Instituição Cultural: SESC. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, AbaCare, Associação de Surdos, CAEERP, FADA, Fundação Panda, Ribdown, SOMAR. Apoio: ACIRP, Base Química , Cenourão, Combustran, DTEK, Durati Distribuidora, Lopes Material Rodante,Molyplast, Mialich supermercados, Santa Emília, Transmogiana,Tonin, Vantage – Geo Agro, ViaBrasil, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura. Apoio Cultural: Convention Bureau, Colégio Marista, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Educandário, SESI, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, NW3, Grupo Utam, Monreale Hotéis, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e Instituto Unimed.

 
 
 

20 comentários


nacoqani
30 de set.

Renewable resource management, including forests and fisheries, often requires environmental expertise. Consultants ethosenviro help establish sustainable harvesting practices, monitor ecosystem health, and recommend conservation measures. Their input supports industries that rely on natural resources while ensuring long-term ecological balance and compliance with Alberta’s resource management policies.

Curtir

pefokeb
22 de ago.

Patient education plays a vital role in both regenerative medicine and HRT programs in Knoxville. Providers take https://www.revitalyzemd.com/ time to explain treatment options, expected outcomes, and lifestyle factors, empowering individuals to make informed decisions and actively participate in their healthcare journey.

Curtir

pefokeb
13 de ago.

Some designers and brands recreate vintage-inspired children’s clothing, blending old-world charm with modern Children’s Clothing fabrics. These collections appeal to those who love the vintage look but prefer contemporary sizing and comfort, offering the best of both worlds.

Curtir

nucefamej
31 de jul.

For subscription services, boxes with logos become a key part of the brand’s monthly identity. The design builds boxes4products.com anticipation and reinforces brand loyalty as subscribers associate the packaging with consistency, value, and excitement.

Curtir

nucefamej
30 de jul.

Sarsaparilla root has been traditionally used by Indigenous groups to purify the blood and treat skin problems. It’s made queenoftheforest.org into decoctions to relieve arthritis and boost energy. Its earthy flavor and effectiveness make it a staple in traditional healing formulas passed down through generations.

Curtir
botao_fixo.png
logo.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Rua Professor Mariano Siqueira, 81

Jardim América - Ribeirão Preto SP

Fale conosco

Telefone: (16) 3900-0284 | 3911-1050

WhatsApp: (16) 98201-2389

contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 18h

*Consulte nossos horários especiais de funcionamento durante a Feira Internacional do Livro e demais eventos.

Receba nossa News e fique por dentro de todos nossos eventos e notícias

Obrigado pelo envio!

bottom of page