Fundação do Livro e Leitura premia vencedores do Concurso Literário

Criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), o concurso é realizado pela Fundação do Livro e abrange duas categorias: Estudantil Regional e Adulto Internacional

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promoveu no dia (20/08), dentro da programação da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro, a premiação do Concurso Literário. A cerimônia foi realizada no auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II, e reuniu estudantes, professores, pais, jurados e escritores. Autores de outras regiões participaram de forma on-line.

Vencedora na categoria Conto Estudantil, Amanda Ribeiro Gonçalves, de 16 anos, diz que esta foi a primeira vez que participou de um concurso literário. “Escrevo desde os 12 anos, mas nunca tirei os textos da gaveta. Neste ano, com o incentivo de minha professora, resolvi participar e este prêmio me motiva para continuar escrevendo”, disse a aluna do Atheneu Barão de Mauá.

Direto de Niterói (RJ), o vencedor na categoria Crônica Adulto, Paulo Roberto de Oliveira Caruso, deixou sua palavra de incentivo aos jovens participantes do concurso. “Podem ter certeza que subir neste palco, observado por seus pais e professores, é algo que vai ficar marcado em suas trajetórias e motivar novos trabalhos”, comentou.

Bettina Pedroso

Realizado desde a primeira edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto, no ano 2000, o Concurso Literário é a retomada de uma tradição criada em 1954 pela acadêmica Zoraide Rocha de Freitas. “O concurso nasceu ribeirão-pretano, tornou-se metropolitano, nacional e agora, internacional, graças ao apoio da Fundação do Livro e Leitura e ao engajamento dos professores, estes profissionais apaixonados pela escrita e pela leitura”, lembrou Rosa Cosenza, integrante da