Livro retrata a importância da água na vida cotidiana

“Água Nossa de Cada Dia” é uma produção da Fundação do Livro e Leitura em parceria com a GS Inima Ambient

Lançamento Livro Água de Nossa de Cada Dia

No dia 20/8, a 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto promoveu o lançamento do livro “Água Nossa de Cada Dia”. A atividade aconteceu no espaço Ambient de Leitura, instalado na Esplanada do Theatro Pedro II e contou com a presença dos idealizadores do projeto, representantes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e da empresa GS Inima Ambient.

Com uma proposta artística, a obra mostra as diferentes formas de utilização da água no dia a dia da humanidade, como explica o publicitário Paulo Henrique Oliveira, um dos curadores do projeto que nasceu enquanto ele lia o livro “Água”, de Érico Hiller. “Levei essa ideia para a GS Inima Ambient e para a Fundação do Livro e Leitura e conseguimos fazer um projeto que mescla fotografias, poemas, crônicas e contos em torno da temática da água - não só de Ribeirão Preto, mas, também, de cenários internacionais”, revela.

Paulo Henrique Oliveira dividiu a curadoria da obra com a jornalista Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura. A escrita e a poesia gráfica são de autoria de Adriana Silva, jornalista, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação. Participam os fotógrafos Alexandre Marchetti, Alex Pazuello, Amdad Hossain, Cristiano Xavier, Enrico Marone, Érico Hiller, Jae Woon U, Joan Carol, Livia Rebehy, Luciano Candisani, Marcos Amend, Margi Moss, Renato Soares, Ricardo Feres, Sátiro Sodré, Sté Frateschi e Yousuf Tushar.

“A água impulsiona desenvolvimento, economias e culturas. Ela é a promessa de vida e a garantia da permanência da humanidade no nosso planeta. Despertar o olhar para a magnitude da água e para a potência que ela representa é a certeza de que é possível sim reinventar o curso de uma história que caminha para a crise hídrica”, comenta Adriana Silva.

Dulce Neves comentou que é uma alegria poder lançar uma obra com essa temática tão importante para a sobrevivência no planeta. O desafio, segundo ela, foi encontrar fotógrafos no Brasil e no mundo que trabalham com a temática. “Selecionamos fotos incríveis que foram poetizadas pela escrita”, acrescenta a presidente da Fundação, destacando o papel da feira sempre em abrir espaços para novos livros, projetando sonhos de seus autores. “Sonho que se sonha junto vira realidade”.

Lançamento Livro Água de Nossa de Cada Dia

O CEO da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira, reforçou durante o evento a parceria de mais de 10 anos que a empresa tem com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para a realização da FIL. Nesta 21ª edição, além da produção do livro “Água Nossa de Cada Dia”, surgiu a possibilidade da montagem de um espaç