40 MIL

ESCRITORES TRABALHADOS

PROFESSORES ENVOLVIDOS

ESCOLAS PARTICIPANTES

O projeto de cunho educacional teve início em 2017 e, nestes anos, atua com a intenção de estimular a formação de novos leitores através do contato direto entre o leitor e o escritor. Incentiva também a prática da leitura em escolas municipais e estaduais de Ribeirão Preto, de forma que professores apresentam, em sala de aula, obras de um autor específico, previamente escolhido, como referência para produções autorais dos alunos, que são apresentadas ao escritor durante um encontro presencial na Feira Internacional do Livro.

O projeto promove oficinas gratuitas de atualização pedagógica com os professores envolvidos sobre as obras dos autores, para que os conteúdos sejam trabalhados com os alunos, de forma a apresentar novas didáticas para o ensino de literatura e incentivo à leitura.

1ª edição (2017):  O projeto contemplou a Rede Estadual de Ensino e atendeu Ribeirão Preto e Santa Rosa de Viterbo, com a média 40 escolas, 5 mil alunos, orientados por 50 professores. Autores: Ignácio de Loyola Brandão, Luis Fernando Veríssimo, Lya Luft, Nélida Piñon e Zuenir Ventura. Já a Rede Municipal, envolveu aproximadamente 2 mil alunos de 33 escolas. Autor: Ricardo Azevedo.

2ª edição (2018):  O projeto contemplou a Rede Estadual de Ensino e atendeu 13 cidades: Ribeirão Preto, Cajuru, Luiz Antonio, São Simão, Serra Azul, Serrana, Santa Rosa do Viterbo, Altinópolis, Cravinhos, Brodowski, Cássia dos Coqueiros, Santo Antônio da Alegria e Bonfim Paulista.  Ao todo, foram 66 escolas, 5 mil alunos, orientados por 88 professores. Autores: Alice Ruiz, Cristóvão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda e Fernando Bonassi. Já a Rede Municipal, que teve três encontros com a autora Marina Colasanti, envolveu a aproximadamente 2 mil alunos de 37 escolas e professores. Em parceria com a Fundação Educandário envolveu uma equipe com 66 pessoas e 500 alunos para o encontro com o autor Pedro Bandeira.

3ª edição (2019):  O projeto contemplou a Rede Estadual de Ensino e atendeu 13 cidades: Ribeirão Preto, São Simão, Batatais, Cassia dos Coqueiros, Serrana, Itaú de Minas, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, Santa Cruz da Esperança, Brodowski, Luiz Antônio, Cajuru, Cravinhos. Ao todo, foram 5 mil alunos orientados por 60 professores de 56 escolas. Já a Rede Municipal, que teve quatro encontros com a autora Heloisa Prieto, envolveu a aproximadamente 2 mil alunos de 20 escolas e seus professores. Em parceria com a Fundação Educandário envolveu equipe de 15 professores e 500 alunos para o encontro com o autor Ignácio de Loyola Brandão. Cerca de 500 alunos da Etec José Martimiano da Silva, orientados por 7 professores, foram recebidos pelo autor Renan Inquérito.

4ª edição (2020-2021):  A 4ª edição do Combinando Palavras aconteceu no formato on-line. Uma edição sem o ‘olho no olho’, o contato físico, o abraço apertado, porém com a mesma importância e o objetivo de estimular a leitura entre os jovens e o contato com o autor. Participaram nesta edição os autores Cidinha da Silva, Jarid Arraes, Mel Duarte, Milton Hatoum, Raphael Montes, Semíramis Paterno, Sérgio Vaz e Daniel Munduruku. Foram atendidos 5 mil e 400 alunos em 18 atividades. Ao todo 59 escolas de 14 cidades participaram do projeto, que só foi possível de ser realizado graças a parceria da Fundação do Livro e Leitura com a Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, Secretaria da Educação, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, ETEC José Martimiano da Silva, Rede Escolar Sesi-SP e Escola Social Marista Ir. Rui.

5ª edição (2022):  A 5ª edição do Combinando Palavras aconteceu no formato hibrido (presencial e on-line). Com foco na educação e no valor da leitura para a capacitação pessoal e identidade cultural, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto desenvolveu com as escolas oficinas de didáticas pedagógicas e atualização da obra dos nove autores brasileiros: Ryane Leão, Cristiane Sobral, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Ferréz, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Eduardo Spohr e Luiz Puntel. Todo o trabalho de formação de professores envolvidos no projeto foi realizado pelo SESC, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura e a Diretoria de Ensino, promovendo assim o encontro dos professores com os escritores selecionados para o projeto.

E-BOOK EDIÇÕES

bolinhas_branco_preto.png