top of page

24º FIL: Construções e desconstruções de masculino e feminino no mundo contemporâneo

  • pauta15
  • 20 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Bate-papo com a psicanalista Maria Homem encerrou a agenda de terça-feira (19) na 24ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) com reflexões, questionamentos e provocações sobre os papéis de homens e mulheres na sociedade atual



Maria Homem (Foto: Sté Frateschi)
Maria Homem (Foto: Sté Frateschi)

O conceito, as construções e as desconstruções de papéis de homens e mulheres através da história da humanidade balizou o bate-papo da psicanalista e escritora Maria Homem com o público da 24ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), na noite desta terça-feira (19/8), encerrando a agenda do dia. Além da sala principal do Theatro Pedro II lotada, a atividade contou com público externo, que acompanhou o encontro por meio de telão na Tenda Sesc Senac.



Maria Homem na FIL (Foto: Sté Frateschi)
Maria Homem na FIL (Foto: Sté Frateschi)

De maneira tranquila e raciocínio organizado, Maria Homem conduziu a plateia por uma viagem histórica sobre a evolução humana em relação ao lugar do masculino e do feminino, desde eras primitivas até novidades do momento como os movimentos TradWife (esposas tradicionais) e Tinderela (busca digital por homens príncipes). “Esse lugar de homem e mulher na sociedade é um debate de milênios e que continua presente sem fechamento”, comentou a psicanalista.


Para contextualizar a proposta temática do bate-papo (Coisa de menina e menino: o que significa ser homem e ser mulher no mundo de hoje?), a palestrante abordou as questões de gênero e adequação social, pontuando fatos históricos como a chamada virada cristã, que tirou a humanidade de um conceito politeísta e evoluiu para o monoteísmo, desembocando em padrões patriarcais e absolutos para o funcionamento da existência humana. “Essa mudança religiosa também impacta o conceito de feminino e masculino”, explicou.


Ao alcançar a contemporaneidade, Maria Homem abordou o esforço que as pessoas atualmente empenham para construir a individualidade, considerando a liberdade, a autonomia, a consciência, os desejos e os sonhos humanos. “Há diferentes formas de se construir e a grande problematização do contemporâneo é como se encontrar. Vivemos uma época de declínio dos contos de fada. A menina não é mais submissa e o menino não é mais o homem de ferro”, disse a psicanalista, reforçando que não há mais a polarização entre ser só razão ou ser só emoção. “Mulheres e homens podem sentir e fazer as mesmas coisas e a questão central agora é o que queremos construir no labirinto da contemporaneidade”, finalizou Maria Homem, que também é professora na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde integra a equipe de pesquisadores do Núcleo Diversitas.



A programação completa da FIL 2025 está disponível no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com. A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Sesc e Senac.


 
 
 

951 comentários


Сергей Белов
Сергей Белов
23 de nov. de 2025

Abri casino n1 meio sem pensar porque já estava cansado de sites lentos e cheios de distrações. Para minha surpresa tudo funcionou de forma bem mais suave. Os jogos carregaram rápido, a interface foi direta e consegui jogar um pouco sem aquela sensação de estar sendo empurrado para todos os lados. Não é uma grande revelação, mas serviu perfeitamente para uma pausa tranquila.

Curtir




botao_fixo.png
logo.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Rua Professor Mariano Siqueira, 81

Jardim América - Ribeirão Preto SP

Fale conosco

Telefone: (16) 3900-0284 | 3911-1050

WhatsApp: (16) 98201-2389

contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 18h

*Consulte nossos horários especiais de funcionamento durante a Feira Internacional do Livro e demais eventos.

Receba nossa News e fique por dentro de todos nossos eventos e notícias

Obrigado pelo envio!

bottom of page