“A vida pela frente” foi tema de debate

Participantes do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto se reuniram, no sábado do dia 17/4, para mais um encontro on-line com direito a debate, discussões e opiniões diversas sobre obras literárias de grande sucesso no mundo todo. Dessa vez, “A vida pela frente”, de Émile Ajar (pseudônimo de Romain Gary), foi o centro do debate.

Vencedor do prêmio Goncourt, o livro “A vida pela frente” tornou-se um dos livros mais vendidos do século XX. Trata-se de um romance que tem quase 45 anos, mas com ideias e gestos universais. Segundo a mediadora, bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão, a obra foi uma sugestão dos participantes do grupo. “É um livro bastante sensível e delicado. É sobre a vida de uma sobrevivente de um campo de concentração nazista. É uma história leve na escrita, que a gente lê muito rapidamente", disse.

“É um livro que mostra a conexão do amor. Uma criança com tanta bagagem de dor, que sofreu o abandono total, mas que criou uma conexão amorosa em cuidar de uma pessoa que também estava no seu limite total. É um livro que mostra o que é essencial, na busca pelo sentido da vida, e que traz personagens com tantos gestos de generosidade em meio à situações tão difíceis”, disse uma das participantes do encontro.

O debate sobre a obra e o encontro completo do Cube do Livro pode ser acessado no canal do Youtube da Fundação.