“Esse olho no olho que estamos tendo faz toda a diferença”, disse Ryane Leão

Autora se reuniu com mais de 1 mil alunos do ensino médio de escolas de Ribeirão Preto e região durante projeto Combinando Palavras, realizado na terça-feira (23), no Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Ryane Leão

“Esse olho no olho que estamos tendo aqui hoje faz toda a diferença, porque pensamos em poetas como aqueles homens brancos, velhos, acadêmicos e ricos. E, assim, ficamos distantes da possibilidade de produzirmos poesia”, relatou a poeta e professora, Ryane Leão, no palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, durante o segundo dia do Combinando Palavras, no dia 23/8. Mais de 1 mil alunos de 14 escolas participaram da atividade.

Combinando Palavras com Ryane Leão

Manuella Leite tem 17 anos, é estudante do terceiro ano da escola Waldorf João Guimarães Rosa e, pela primeira vez, participou do projeto socioeducativo e teve a oportunidade de conhecer melhor as obras de Ryane. “Estamos nos preparando para o vestibular e ter esse incentivo de conhecer uma escritora, suas obras e ler mais poesias que conversem mais com nós, jovens, foi fundamental para nosso crescimento”. Outro aluno, João Gabriel Monteiro, de 17 anos, também não conhecia a escritora e, para ele, ler sobre a Ryane e suas obras foi uma oportunidade de descobrir a trajetória da poeta. “Foi uma inspiração para mim. Fizemos muitos trabalhos dela e isso inspirou a todos da sala”.

Combinando Palavras com Ryane Leão

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Marista, Isadora Fargnoli, a apresentação dos trabalhos da escritora para os alunos passou por um processo: primeiro foi mostrado algumas obras que estavam nas redes sociais da escritora e exibições de vídeos e, por conta do tema, houve grande identificação por parte dos alunos. “Trabalhávamos os autores clássicos, mas com o Combinando Palavras passamos a abordar os escritores contemporâneos, trazendo a literatura para mais próximo deles”.

Combinando Ryane Leão

Do palco, Ryane comentou da importância do projeto, de modo que os alunos se sintam identificados com o que eles leem - ao contrário das obras clássicas que os vestibulares indicam para leitura. “Era difícil para mim, porque eram textos muito embranquecidos. Estou pensando o quanto isso pode ser enriquecedor para vocês terem acesso a obras alternativas”, acrescentou.

A poeta ainda fez um pedido para os jovens: “que vocês guardem o dia de hoje, assim como eu vou guardar. E, continuem escrevendo, produzindo, continuem sonhando em ser artista”, concluiu Ryane Leão.

O projeto

Em sua 5ª edição, o projeto educativo faz parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, os autores selecionados para o Combinando Palavras foram Cristiane Sobral, Ryane Leão, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Férrez, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Luiz Puntel e Eduardo Spohr. Uma das novidades do projeto foi a participação de alunos da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. Desde 2017, em suas quatro edições, o projeto atendeu mais de 30 mil alunos, cerca de 300 professores de 220 escolas de 14 cidades da região de Ribeirão Preto e contou com 29 escritores, que foram lidos e estudados pelos participantes.

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto aconteceu de 20 a 28 de agosto de 2022 e trouxe como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”. A proposição embasou todas as atividades e debates do evento. A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Realização: Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: GasBrasiliano e Savegnago. Patrocínio Prata: Passalacqua, Premier Pet, Pedra Agroindustrial, Ribeirãoshopping e Riberfoods, Usina Vertente,Tereos e Vittia. Patrocínio Bronze: Supermercados Gricki, MazaTarraf, Tracan, Santa Helena. Patrocínio: Madeiranit, Usina São Martinho, Tarraf. Instituição Cultural: SESC. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, AbaCare, Associação de Surdos, CAEERP, FADA, Fundação Panda, Ribdown, SOMAR. Apoio: ACIRP, Base Química , Cenourão, Combustran, DTEK, Durati Distribuidora, Lopes Material Rodante,Molyplast, Mialich supermercados, Santa Emília, Transmogiana,Tonin, Vantage – Geo Agro, ViaBrasil, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura. Apoio Cultural: Convention Bureau, Colégio Marista, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Educandário, SESI, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, NW3, Grupo Utam, Monreale Hotéis, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e Instituto Unimed.

logo.png
  • Preto Ícone LinkedIn

Rua Professor Mariano Siqueira, 81

Jardim América - Ribeirão Preto SP

Telefone: (16) 3900-0284 | 3911-1050

WhatsApp: (16) 98201-2389

contato@fundacaodolivroeleitura.com.br

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 18h

*Consulte nossos horários especiais de funcionamento durante a Feira Internacional do Livro e demais eventos.

Receba nossa News e fique por dentro de todos nossos eventos e notícias

Obrigado pelo envio!