Luiz Puntel recebe homenagens de alunos

Atividade fez parte da programação da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro dentro do projeto Combinando Palavras



Combinando Palavras, com Luiz Puntel (Foto: João Thiago)

Em um clima bastante descontraído, com sorrisos no rosto e muita alegria, cerca de 500 crianças e adolescentes receberam no Teatro Municipal, no dia 26/8, o escritor Luiz Puntel, um dos participantes do Combinando Palavras, projeto que faz parte das atividades da 21ª FIL.



Combinando Palavras, com Luiz Puntel (Foto: João Thiago)

Luiz Puntel, nasceu em Guaxupé (MG), em 2 de abril de 1949, é um escritor brasileiro conhecido pelos livros que escreveu para a série Vaga-Lume. É formado em Letras, com especialização em francês, e leciona cursos de Comunicação Verbal. Seu livro “O Grito do Hip Hop” foi indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil em 2005.


Após conhecimento e estudo da obra de Puntel, alunos do 5º e 9º ano da Fundação Educandário "Coronel Quito Junqueira" e do Colégio Camillo de Mattos apresentaram ao autor no palco do teatro o que entenderam de sua obra, Através de adaptações de teatro, dança, poemas, pinturas e muitos mimos para o autor homenageado.



Combinando Palavras, com Luiz Puntel (Foto: João Thiago)

“Ter a oportunidade de trabalhar a obra do professor Puntel foi uma oportunidade inexplicável, pois ele tem uma obra maravilhosa, disse o aluno do 8º ano, Alexandre da Silva.


A professora Madelaine Pires Guarda explicou que, desde o início, os alunos se apaixonaram pela obra o “Açúcar Amargo” e com isso veio a ideia de produzir uma dramatização. “É uma obra triste, que fala da vida dos trabalhadores rurais. Com isso, tentamos trazer um pouco de alegria e transformamos a obra em Açúcar Caramelizado: criamos um pouco, apimentamos o teatro e todos gostaram muito”. Segundo a professora, aluno precisa entender que lendo ele vai escrever bem. “É nisso que ajudamos o aluno: com esta apresentação dentro do Combinado Palavras, temos a certeza que em sua próxima leitura, ele vai conseguir se apaixonar pela obra. Queremos que eles leiam com prazer”.



Combinando Palavras, com Luiz Puntel (Foto: João Thiago)

Para Vera Lúcia Bego Lavanhini, diretora do Colégio Camilo de Mattos, o Combinando Palavras comprova ao aluno como a leitura é rica e como ela pode acrescentar coisas boas na vida de cada um. “A leitura melhora o vocabulário, a interpretação, a visão de mundo. Eles conseguem perceber através das obras a riqueza de nosso cotidiano. Além disso, conta com a possiblidade de conhecer o autor. Eu fico super emocionada de ver como estes alunos são maravilhosos e como são capazes”.


O sentimento de um autor


“Conheci um autor quando estava no colegial. Quando eu entrei aqui neste teatro eu fui ovacionado por todos. Participar do Combinando Palavras, neste encontro, já valeu a pena. Como diria Fernando Pessoa, ‘tudo vale a pena, se a alma não é pequena’”, disse o autor Luiz Puntel.

O projeto


Em sua 5ª edição, o projeto educativo fez parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, os autores selecionados para o Combinando Palavras foram Cristiane Sobral, Ryane Leão, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Férrez, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Luiz Puntel e Eduardo Spohr. Uma das novidades do projeto foi a participação de alunos da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto. Desde 2017, em suas quatro edições, o projeto atendeu mais de 30 mil alunos, cerca de 300 professores de 220 escolas de 14 cidades da região de Ribeirão Preto e contou com 29 escritores, que foram lidos e estudados pelos participantes.


Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto


A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto aconteceu de 20 a 28 de agosto de 2022 e trouxe como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”. A proposição embasou todas as atividades e debates do evento. A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.


Realização: Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: GasBrasiliano e Savegnago. Patrocínio Prata: Passalacqua, Premier Pet, Pedra Agroindustrial, Ribeirãoshopping e Riberfoods, Usina Vertente,Tereos e Vittia. Patrocínio Bronze: Supermercados Gricki, MazaTarraf, Tracan, Santa Helena. Patrocínio: Madeiranit, Usina São Martinho, Tarraf. Instituição Cultural: SESC. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, AbaCare, Associação de Surdos, CAEERP, FADA, Fundação Panda, Ribdown, SOMAR. Apoio: ACIRP, Base Química , Cenourão, Combustran, DTEK, Durati Distribuidora, Lopes Material Rodante,Molyplast, Mialich supermercados, Santa Emília, Transmogiana,Tonin, Vantage – Geo Agro, ViaBrasil, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura. Apoio Cultural: Convention Bureau, Colégio Marista, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Educandário, SESI, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, NW3, Grupo Utam, Monreale Hotéis, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e Instituto Unimed.

botao_fixo.png