Primeiro encontro do ano do Clube do Livro discute obra de Lygia Fagundes Telles



O tradicional programa da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o Clube do Livro, estreou 2022 discutindo a obra “Ciranda de Pedra”, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. O encontro aconteceu, mais uma vez, de forma remota na plataforma de reuniões ZOOM, no dia 22 de janeiro, com mediação da bibliotecária Gabriela Pedrão.


“Ciranda de Pedra” retrata a história de Virgínia, a partir da perspectiva da personagem, uma menina deslocada e solitária, com dramas ocultos da superfície polida da família. Temas como loucura, traição e morte são as forças que agitam o romance, que na época do lançamento, em 1954, chamou a atenção para o talento e originalidade da autora – característica que fez Lygia ser considerada a “dama da literatura brasileira”. Hoje, com 98 anos, é referenciada como a maior escritora brasileira viva.


“Ciranda de Pedra”, obra deste próximo encontro, é considerada pelo sociólogo, crítico literário e professor universitário, Antônio Candido, a obra em que a autora alcança a maturidade literária. A escritora considera o romance o marco inicial de suas obras. A partir daí, surgiram “Histórias do Desencontro”, “Verão no Aquário”, “Antes do Baile Verde”, “As Meninas”, entre várias outras obras com prêmios nacionais.


Para conferir o encontro na íntegra acesse o canal do YouTube da Fundação.


botao_fixo.png