Renan Inquérito leva “Parada Poética” para crianças e jovens de Ribeirão Preto

Atividade foi exclusiva para estudantes do projeto social Obreiros do Bem e no Marista Escola Social Ir. Rui, na zona Oeste da cidade

Jovens do projeto social Sociedade Espírita Obreiros do Bem e do Marista Escola Social Ir. Rui tiveram uma experiência única nos dias 10 e 11 de março, em Ribeirão Preto. Em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o rapper, doutor em geografia e arte-educador, Renan Inquérito, levou seu projeto “Parada Poética” para os jovens das duas instituições. Mais de 200 alunos participaram das atividades.

“Assim como as folhas das árvores fazem a fotossíntese e liberam o oxigênio, a poesia se torna um fôlego para esses estudantes. Quem lê alguma coisa, numa folha de papel, que vem de uma árvore, também é oxigenado. Acredito na poesia como uma fotossíntese, sem lida, não há escrita”, disse Renan Inquérito que define a escrita da poesia como um ato de libertação, lembrando a escritora Eliane Brum, “eu escrevo para não morrer, mas também para não matar”.

Segundo ele, a ideia da Parada Poética é desmistificar a literatura como algo inacessível, acadêmico e erudito. “Tento apresentar para eles a literatura sem terno e gravata, longe da torre de marfim, da Academia Brasileira de Letras. A literatura simples, do dia a dia, para eles verem que tem poesia em tudo, nas músicas, nos grafites da cidade, nos para-choques de caminhões e portas de banheiros”.

Para Renan Inquérito, o poder da poesia não é mudar o mundo, mas sim transformar os jovens, os responsáveis por mudarem o planeta ou mesmo a rua onde vivem. “Como diz Paulo Freire, ‘as palavras não mudam o mundo, as palavras mudam as pessoas e essas pessoas mudam o mundo’”.

A mudança

Para os estudant