São Joaquim da Barra ganha biblioteca revitalizada

No dia 1º de dezembro um novo espaço de leitura foi remodelado por meio do projeto Revitalização de Bibliotecas da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e da Usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra. A reabertura da Sala de Leitura da EMEF Graziela Malheiro Fortes contou com duas apresentações do espetáculo teatral circense “De Lucca Circus Show”, do artista De Lucca, para cerca de 300 alunos e professores da instituição de ensino. A biblioteca ganhou novos equipamentos, como aparelhos de TV e ar-condicionado, mobília, livros novos para o acervo e pintura.

O projeto Revitalização de Bibliotecas teve início em 2019, com o mapeamento dos espaços de leitura da região. Conta com incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS e Proac Editais), através da Lei de Incentivo à Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

“Por meio de parcerias como essa com a Usina Alta Mogiana, queremos oferecer cada vez mais bibliotecas e salas de leitura reformuladas, ampliando o acesso dos jovens ao mundo da literatura”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, explica que o investimento na revitalização de bibliotecas é um passo importante para promover a inclusão, igualdade de oportunidades e aprimorar o ambiente escolar. "A busca por ambientes mais acolhedores proporciona espaços propícios ao aprendizado e à descoberta, reconhecendo o papel fundamental do hábito da leitura no desenvolvimento das pessoas e na transformação social".