Cine Fórum encerra agenda do ano e retorna em janeiro com o filme Blade Runner

Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro

O ano de 2022 trouxe uma programação fixa para os amantes do cinema em Ribeirão Preto: em fevereiro, o Cine Fórum anunciou a agenda de atividades, após oito anos de espera. Para essa retomada, o projeto teve um novo local: a sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Durante o ano, os participantes do Cine Fórum debateram sobre diversos estilos cinematográficos, como terror, comédia, ficção e drama. Entre eles, “A Procura do Mr. Goodbar”, “O Beco das Ilusões Perdidas”, “Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram?”, “Terror em Amityville”, “Christine”, “O Fio da Navalha”, “Solaris”, “Um Dia de Cão” e “Certas Mulheres”. Mais de 170 pessoas participaram dos encontros. Ao todo foram assistidos nove filmes, seguidos por debates.

Na avaliação dos idealizadores do projeto, Marcos e André de Castro – os Gêmeos do Cinema – o Cine Fórum de 2022 teve um excelente resultado, com lotação do público em todas as sessões. “Os debates foram sempre bons, com um público aberto para novas conversas”, comenta Marcos de Castro, destacando a aceitação dos participantes com relação aos filmes exibidos.

Agenda do próximo ano

Para, 2023, os organizadores do Cine Fórum esperam realizar novos encontros durante todo o ano. “Estamos com a programação fechada até março, porém queremos trazer assuntos importantes e filmes que precisam ser vistos e que não são os mais famosos e mais encontrados por aí”, reforça Marcos. Até março, o Cine Fórum vai receber o tão aclamado “Blade Runner”; filmes do diretor italiano Bernardo Bertolucci e do francês François Truffaut.

Último encontro

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebeu o último encontro de 2022 no último sábado (3/12). A atividade debateu a obra “Certas Mulheres”, de 2016, que tem a direção da Kelly Reichardt e participação de atrizes premiadas, como Laura Dern (Laura Wells), Kristen Stewart (Beth Travis) e Michelle Williams (Gina Lewis).

Segundo Marcos de Castro, a escolha do filme para encerrar o ano não foi por acaso. O trabalho de Kelly Reichardt foi aclamado em três dos principais festivais de cinema: de San Andrés, Toronto e Nova Iorque. “Como a produção não faz parte de um grande estúdio, as pessoas não conseguem encontrá-la nos streamings. Por isso, o momento foi perfeito para exibir ‘Certas Mulheres’ e encerrar a programação de 2022 do Cine Fórum”, conclui Marcos.