Clube do Livro debate “Torto Arado”

Obra de Itamar Vieira Junior é um clássico contemporâneo da literatura brasileira, vencedora do prêmio Jabuti, na categoria melhor romance, em 2020




Mais um encontro do Clube do Livro, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, aconteceu no dia 29/5, remotamente. Coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, o encontro debateu a obra de Itamar Vieira Junior, “Torto Arado”, vencedora de vários prêmios, entre os mais importantes deles, o prêmio Jabuti de 2020, na categoria de melhor romance.


Gabriela Pedrão iniciou o encontro destacando que o livro, mesmo escrito em 2019, é um “clássico” da literatura nacional. “Ficamos curiosos e decidimos trazê-lo ao encontro desse ano, por ser de um escritor jovem e da literatura brasileira. Falamos da nossa cultura, principalmente por ele retratar a nossa realidade”, destacou.


O enredo de “Torto Arado” acontece no interior do sertão baiano e retrata a história das irmãs - Bibiana e Belonísia – marcadas por um acidente de infância. As duas vivem em condições de trabalho escravo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. Com uma prosa melodiosa, o romance conta a história de vida e morte, de combate e redenção.


Quem quiser conferir, na íntegra, o debate sobre o livro e as curiosidades de quem já leu a obra, o encontro está disponível no início do texto 👆🏻 e também em nosso canal do Youtube

botao_fixo.png