Lab-C tem primeiro encontro em novembro
- pauta15
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Integrando a programação mensal da Fundação, o Lab-C teve início no dia 29 de novembro e seguiu até o dia 3 de dezembro, reunindo profissionais interessados em aprofundar conhecimentos sobre a atuação cultural. A atividade contou com a condução das produtoras culturais Vanessa Cicilini e Yolanda Cipriano, além da participação da presidente da Fundação, Dulce Neves. A atividade foi estruturada em dois encontros dedicados a temas complementares: curadoria e captação de recursos em eventos culturais.
O primeiro encontro, “Processos de curadoria para equipamentos culturais”, combinou a teoria e a prática a partir de estudos de caso e referências sobre a criação de exposições, abordando desde a concepção e expografia até a produção, gestão, editais, leis de incentivo e estratégias de mediação cultural. A proposta foi oferecer aos participantes uma visão ampla e aplicável do fazer expositivo, com ferramentas para o desenvolvimento de projetos alinhados às experiências do público.
Promovido pelo CULTSP PRO, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), o Lab-C abordou a importância de integrar curadoria e financiamento como caminhos para a sustentabilidade de iniciativas culturais. A troca de conhecimentos e o diálogo com agentes locais fortaleceram a proposta do projeto de ampliar a capacidade de planejamento, estruturação e execução de ações culturais mais conscientes, sustentáveis e conectadas às necessidades do setor.






Comentários